Dicas de Nutrição

Prato Principal

5 passos para uma vida saudável sem muito esforço


Ter uma vida saudável não se resume apenas à ausência de doenças, mas sim ao completo bem-estar físico e mental de uma pessoa. Para isso, é necessário que saibamos criar um ambiente equilibrado na nossa rotina, e dar prioridade a hábitos conscientes para termos uma melhor qualidade de vida.

É compreensível que, diante de uma sociedade saturada de informação e uma rotina cada vez mais pesada, encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente pareça uma tarefa muito difícil, ainda mais quando exige esforço e paciência. Muitas vezes, duvidamos da nossa capacidade de atingir os nossos objetivos e acabamos por nos boicotar pelo caminho.

Mas sabia que é possível conquistar uma vida saudável sem muito esforço, somente incluindo pequenas atitudes no seu dia-a-dia?

Não estou a falar de dietas milagrosas, horas no ginásio e todos os seus prazeres cortados. Estou a falar de pequenas reflexões sobre si e hábitos simples que pode implementar hoje mesmo na sua rotina e dar o primeiro passo em direção a um novo estilo de vida de forma definitiva.

1. Admita que não é um ser perfeito e está tudo bem em não ser!

Uma das maiores armadilhas em que caímos é sermos rígidas demais com nós mesmas. A busca incessante pela perfeição pode conduzir à frustração e transformar-se num verdadeiro obstáculo!

Algumas pessoas, quando estão com excesso do peso, por exemplo, se sentem incapazes de mudar, esquecem-se de que essa é apenas uma única característica da imensidão de características (muito boas!) que possuem. Parece que tudo gira em torno daquilo que julgamos serem defeitos, sendo difícil valorizar nossas qualidades. É nesse ponto que começamos a tornar-nos vítimas de nós próprias!

As barreiras estão sempre dentro de nós. Às vezes é preciso parar, olhar no espelho e lembrar que somos seres humanos, com todas as nossas limitações e que ninguém é igual ou perfeito. E ainda bem que não somos perfeitos, senão que graça teria?

A palavra de ordem de hoje é: aceite-se! Aceitação não significa estagnação ou resignação! Ao aceitar uma situação, abandonamos uma luta contra algo sem solução e abrimos novas portas que nos permitem encontrar diferentes caminhos para alcançar aquilo que desejamos. Em vez de focarmos no problema, focamo-nos na solução, por isso, em vez de pensar em perfeição, pense em ação!

Transforme essa inquietude na busca por algo novo e positivo para si e deixe de lado o “não consigo… não é para mim… tenho vergonha… o que é que os outros vão pensar… não vai correr bem…”.  Deixe de pensar no exterior e pense dentro de si!

Ame-se, em primeiro lugar.

O cuidado com o corpo é uma das vertentes de se amar. Quando amamos sentimos prazer em cuidar. Pense na satisfação que lhe daria experimentar esse carinho consigo e se visualize a consegui-lo. Quanto mais positiva e determinada for, mais esse objetivo lhe parecerá uma realidade perfeitamente alcançável e mais força e empenho vai dedicar. Afinal, quando estamos focados, tornamo-nos imbatíveis.

E sabe o que mais? Quando o conseguir fazer vai desejar sentir isso de novo, e essa sensação vai-se refletir positivamente em todos os objetivos que deseja alcançar! Por isso mantenha-se firme, não queira resultados instantâneos e permita-se mudar o rumo da sua vida!

 

Como não ser duro consigo mesma

Os seus erros são parte do seu caminho de aprendizagem.

Não se compare com os outros, compare-se com o que era ontem e é hoje.

Não existe forma perfeita de fazer nada.

Defenda o que acredita, mesmo que não seja popular.

Aceite as suas fraquezas como características que podem ser melhoradas, não como fraquezas.

Olhe para o seu passado como uma aventura biográfica.

Não subestime o seu talento até colocá-lo em prática 100 vezes.

Cada problema que tem não é unicamente seu.

Inteligência é relativa. Autoestima não.

Expresse a sua raiva de um jeito criativo.

Rodeie-se de pessoas que desejam o seu sucesso.

– Anna Vital

2. Faça um planeamento

Quanto mais planeamos, mais rápido e eficiente tudo fica! Isto porque, quando há previsibilidade, a vida torna-se mais organizada e evitamos que as coisas saiam do nosso controle, inclusive quando se trata da nossa alimentação!

Quantas vezes foi guardar as compras do supermercado e se apercebeu de que comprou alimentos que já tinha, só porque não se organizou na lista de compras antes de ir? Ou então deixou acabar alimentos essenciais e, na hora do aperto, acabou por pedir a entrega de refeições em casa?

Manter a despensa organizada não é uma tarefa fácil, sobretudo quando muitas pessoas moram na mesma casa e o nosso tempo é cada vez mais escasso. Mas acredite: algumas horas de empenho e pequenas atitudes podem ajudá-la não só a agilizar o seu dia, mas também a garantir mais saúde e economia para a sua vida.

  • Comece por separar um dia para organizar os seus armários e o frigorífico e a arca. De preferência, deve fazê-lo pouco tempo antes das compras. Esta atitude, para além de zelar pela organização, é muito importante para saber o que está em falta, evitando desperdícios nas compras. Depois desta etapa, estará em condições de fazer a sua lista de compras, e só anotará os alimentos de que verdadeiramente precisa.
  • Verifique as datas de validade dos alimentos embalados e, quando adquirir novos, lembre-se de colocar na frente aqueles com o prazo de validade menor.
  • Uma boa estratégia na arrumação dos armários e do frigorífico é separar os alimentos por grupos. Desta forma, será mais fácil encontrar o que procura sem necessitar de revirar os armários todos.
  • Uma forma ainda mais prática de organização é arrumar os alimentos em cestinhas, caixas e frascos transparentes. Desta forma terá sempre tudo à vista e organizado.

3. Prepare-se antes de ir às compras

Ir às compras poderá ser uma verdadeira prova de fogo, em especial no final do dia quando já estamos a pensar no jantar. Passar pelas imensas prateleiras do supermercado, carregadas de cores, frases e embalagens apelativas é um verdadeiro desafio.

Para minimizar este possível problema, uma boa opção passa pelo que já referi: fazer a lista de compras antes de ir ao supermercado! Outra será comer uma fruta ou um iogurte antes de entrar no supermercado. Se o estômago estiver mais saciado, o cérebro vai colaborar mais consigo na hora de fazer as melhores escolhas (aprenda a ler os rótulos dos alimentos aqui)! O truque é manter o foco.

Experimente alimentos (não embalados) que nunca tenha comprado, para aumentar a diversidade alimentar para si e para a sua família, e estabeleça uma rotina de compras para não ter de ir ao supermercado várias vezes durante a semana.

4. Defina uma ementa semanal e organize as suas refeições

Após as compras, defina algumas horas do dia para elaborar a ementa semanal da família e organizar as refeições que poderá levar para o trabalho ou para a escola.

Para uma refeição saudável é importante o equilíbrio no prato, com a inclusão de fontes de hidratos de carbono, proteína e hortícolas (aprenda a montar um prato saudável aqui).

Quer algumas sugestões para as refeições que leva para o trabalho?

Aproveite a refeição do jantar para cozinhar em maior quantidade e depois divida os alimentos em porções individuais. Se for para consumir no dia seguinte, conserve no frigorífico, senão coloque no congelador com uma etiqueta com a descrição da refeição e a data de congelação.

Pode também aproveitar que está na cozinha e cozinhar logo mais refeições, por exemplo:

  • Opção 1: Peixe grelhado, arroz de nabiças e uma salada variada;
  • Opção 2: Frango grelhado, massa cozida com tomate e cenoura e couve-flor cozidas a vapor;
  • Opção 3: Peixe no forno com batata-doce e espinafres cozidos a vapor.

 

5. Agradeça, sempre!

Um estilo de vida saudável não é um estado, não é algo estático – é um caminho. Um caminho que se percorre todos os dias, e o maravilhoso da caminhada não é ansiarmos pelo destino final, e sim apreciarmos a beleza da paisagem percorrida e valorizar cada passo dado rumo ao objetivo.

Por isso, é muito importante celebrar cada conquista, por menor que seja. Cada etapa alcançada é um passo dado em direção ao seu objetivo e sempre deve ser comemorada!

Comece a aplicar todos estes seus conhecimentos agora mesmo e compartilhe a sua descoberta com as pessoas que são importantes para si!

E se acha que há pouco na sua vida para agradecer, então faça o seguinte exercício ainda hoje antes de se deitar: Escreva num caderno 5 coisas pelas quais está muito grata na sua vida.

Acredito que não vai conseguir ficar apenas pelas 5! 🙂

 

Um beijinho de coração!

Sandra Ribeiro

Nutricionista

Autora do eBook 45 Receitas Saudáveis para Mulheres Felizes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *