Dicas de Nutrição

Rótulos: As manteigas são todas iguais?


Quem não ama um pãozinho com manteiga ao pequeno almoço?

Eu prefiro começar o meu dia com um pequeno almoço cheio de cor, antioxidantes, fibra e outras coisas boas para nutrir o corpinho logo ao acordar mas, respeito totalmente o meu paciente que ama o seu paõzinho com manteiga.

Tento sempre ajudar os meus pacientes a encontrar os melhores alimentos e a definir as porções e frequência equilibradas.

Tenho pacientes que mudaram consideravelmente o seu padrão alimentar e o seu estilo de vida, tornando-se mais leves e saudáveis, sem abdicar do seu pãozinho com (pouca) manteiga de manhã. Tudo tem a ver com a dose, a frequência e a qualidade do alimento.

Vamos então aprender a escolher uma manteiga de qualidade e usá-la com moderação já que, de facto, é uma fonte de gordura saturada – logo, menos equilibrada?

Existem várias marcas de manteiga com diferentes listas de ingredientes. Na altura da sua compra que tal dar uma vista de olhos na lista de ingredientes e escolher aquela mais básica constituída apenas por nata e sal?

A primeira coisa a analisar num rótulo é a sua lista de ingredientes, já que é aqui que observamos a qualidade dos ingredientes utilizados e a quantidade de aromas, corantes, conservantes, estabilizantes, etc, que podem servir várias funções, tais como conferir aroma, textura, prazo de validade, etc.

Numa fase posterior podemos analisar o restante rótulo, mas numa primeira fase, será sempre a a lista de ingredientes o mais importante.

Tendo então em consideração o que acabei de referir, observe a lista de ingredientes destas 3 manteigas.

Têm uma extensa lista de ingredientes, certo? Por vezes optamos por um género alimentício que nos capta a atenção por dizer “magro”, “menos açúcar”, “menos gordura” e, esquecemo-nos de virar e analisar a sua composição.

Agora veja estes outros exemplos:

Muito mais simples, não acha? Com apenas dois ingredientes, estas manteigas serão certamente a opção mais acertada para consumir com moderação!

Já alguma vez tinha feito este exercício na hora de escolher a sua manteiga?

 

Se quiser saber mais sobre rótulos, este artigo é indispensável!

De olho nos rótulos: aprenda a escolher os seus alimentos!

Beijinhos,

Sandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *